CMN altera normas do Pronamp e PCA

Entidade autoriza que os produtores rurais e cooperativas que produzem açúcar contratem financiamento ao amparo do PCAO Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgou na segunda, dia 29, resolução alterando as normas do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA).

• Governo pretende fixar plano de safra para quatro anos

Segundo o Ministério da Fazenda, a instituição financeira gestora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) está autorizada a contratar até 28 de fevereiro de 2015 operações de investimento no âmbito do Pronamp com recursos do depósito à vista e poupança rural, na região onde atua como gestora desse fundo. A medida, segundo o Ministério da Fazenda, foi necessária porque os recursos do FCO rural para 2014, de R$ 2,2 bilhões, serão insuficientes para aplicação na região.

Também foi autorizado que os produtores rurais e as cooperativas que produzem açúcar contratem financiamento ao amparo do PCA. Segundo o ministério, a medida permitirá que os produtores de açúcar possam expandir a capacidade de armazenagem do produto. O volume de recursos destinado ao programa na safra 2014/2015 é de R$ 3,5 bilhões.

Agência Estado