FIM DE CICLO

Colheita de arroz, feijão e soja está próxima de ser concluída

Relatório da Conab mostra que a ceifa do arroz é a que está mais atrasada em relação ao mesmo período do ano passado

soja, colheita
Colheita de soja. Foto: Pixabay

Relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta terça-feira (21) mostra que a colheita de três importantes commodities brasileiras está perto de ser concluída neste ciclo 2023/24.

No caso do feijão, os trabalhos de retirada das vagens da 1ª safra atinge 95,5% da área no Brasil. Na semana passada o índice era de 92%, enquanto em mesmo período do ano passado a ceifa estava virtualmente completa, atingindo 99,3% das lavouras.

Já no caso da soja, as máquinas passaram por 97% da área. No mesmo período do ano passado, estava em 95,6%. No momento, apenas o Rio Grande do Sul, por conta da catástrofe climática que atingiu o estado, ainda possui lavouras a serem processadas.

Por fim, a colheita de arroz avançou para 87% da área estimada para a temporada 2023/24 nos seis principais estados produtores do Brasil (Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que representam 88% do total).

Na semana anterior, os trabalhos nas plantações do cereal estavam em 83,7% da área e em igual período do ano passado, atingia 97,2%. O atraso também se deve pelas dificuldades atuais dos produtores gaúchos.