Colheita de figo deve ter quebra de 5% no interior de SP

Mesmo com os desafios da produção, agricultores de Valinhos seguem confiantes e não devem deixar de investir na frutaA colheita de figo de mesa na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, deve ter quebra de 5% em 2011. Mesmo com os desafios da produção, os agricultores seguem confiantes e não devem deixar de investir na fruta.

O figo de mesa é uma das principais frutas cultivadas em Valinhos. A cidade responde por quase 40% da produção em SP. Segundo o IBGE, o Estado está entre os três maiores produtores da fruta no país. Para manter esse nível, tem sido necessário muito trabalho e dedicação.

Os produtores de figo de Valinhos têm enfrentado alguns desafios para manter o cultivo da fruta. Entre eles, estão a especulação imobiliária e as pragas que insistem em atingir o cultivo. Mesmo assim, os produtores não perdem a esperança e continuam confiantes na produção.

O produtor rural Antônio Pellegrino trabalha com figo há mais de 50 anos. Ele passou os ensinamentos ao filho Gilberto. Juntos, eles tocam os negócios. Desistir é algo em que eles não pensam.

?Não tem dúvidas. É uma lavoura muito boa sempre gostei. Se eu fosse mais novo, não desistiria tão fácil ? diz Antônio.

? O figo fruta que é in natura é meio difícil. Mas a gente tem um processamento que faz o doce e tem sistema de figo com chocolate. Driblando o mercado se consegue mais valorização da fruta ? conta o filho, Gilberto.

Nos últimos 10 anos, a área dedicada ao cultivo de figo no município foi de 265 para 239 hectares. A quebra de 5% na colheita que termina em abril de 2011 foi causada pela seca e pelo frio. Para o engenheiro agrônomo Henrique Conti, isso já era esperado e não deve causar tanto impacto à produção.

? Há muito tempo, estes problemas vêm atingindo os produtores de Valinhos, mas eles têm conseguido sustentar a cultura por causa da tradição, do uso da tecnologia e o produtor é muito capacitado. Ele tem conseguido superar estes problemas de diversas formas ? explica Conti.