DOENÇA DOS POMARES

Combate ao greening: SP libera linha de crédito para citricultura

Objetivo é dar suporte a produtores de citros na adoção de medidas preventivas e de controle da doença

Laranja pera
Foto: Orlando Passos/Embrapa

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, lançou uma linha de crédito para a citricultura, em apoio ao combate ao greening no estado.

O projeto “Combate ao Greening” tem como objetivo dar suporte aos produtores de citros na adoção de medidas preventivas e de controle, para conter a disseminação dessa doença que é considerada a mais devastadora da citricultura.

A linha de crédito oferece R$ 300 mil por produtor, com até 96 meses para pagar, carência de 36 meses e juros a partir de 3% ao ano. Para acesso à linha, o produtor deve buscar a Casa de Agricultura de seu município.

Segundo o secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, a medida tem foco no produtor que mais sofre com a praga.

“Os custos associados à implementação de práticas agrícolas sustentáveis, como o uso de inseticidas específicos e a renovação de pomares afetados, são elevados e muitas vezes inacessíveis para pequenos e médios produtores. Com a disponibilização da linha, São Paulo sai na frente no enfrentamento da praga, maior ameaça à produção de citros no país e no mundo”, disse o secretário, em nota.