>>Conab investiga fraude em leilões de compra de laranja
>>Conab confirma retomada do pagamento de subvenção a produtores de laranja
O produtor Paulo Sério Stahl, produz laranja junto com a família em Cosmópolis, interior de São Paulo. No ano passado, ele participou de dois leilões da Conab, e chegou a vender 1.400 caixas de laranja. Cada caixa de 40 quilos foi vendida por cerca de R$ 6. Para garantir o preço mínimo de R$ 10.10, ele deveria receber da Conab cerca R$ 4. Até agora, o produtor não recebeu o benefício.
– Nós estamos até agora sem ver esse dinheiro. Esse dinheiro é muito importante para a safra seguinte, pois ajuda a comprar calcário e implementos – diz o produtor.
Em vez de receber, as despesas e a burocracia aumentaram e Sthal teve que provar que a produção foi realmente entregue.
– Nós pagamos para o leiloeiro. Pagamos também pelas viagens, telefone, pedágios. E a burocracia só aumentou – ressalta.
Para os citricultores, que há dois anos enfrentam crise, agora sofrem também a pressão dos preços baixos, a falta de recursos para investimentos e até de outras culturas.
– Muitas pessoas, parentes e amigos então arrendando. Está difícil para o produtor pequeno e, por isso, muitos estão cedendo – lamenta.
O diretor de política agrícola da Conab, Silvio Porto, confirma o atraso do pagamento em agosto, e diz que os processos ainda estão sendo analisados.
– Nós estamos num processo de análise e avaliação da parte documental. Estamos adiantando ao máximo e queremos resolver até este mês de setembro – salienta.