Conab comenta relatório da auditoria que apontou superfaturamento de obra em Uberlândia (MG)

Companhia afirma que já tomou as providências para esclarecer a fraudeA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pronunciou-se nesta segunda, dia 23, sobre a conclusão do relatório da Controladoria Geral da União (CGU) a respeito das irregularidades na construção de um armazém, pela Conab, em Uberlândia (MG). Em nota divulgada à imprensa, a Conab declara que já vinha tomando medidas para esclarecer o superfaturamento apontado pela CGU.

Na última sexta, dia 20, a CGU publicou em seu site uma matéria informando o término da auditoria no empreendimento. Foi constatado um prejuízo de R$ 12,2 milhões por pagamentos indevidos no consórcio Enterpa/Kepler.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Conab

“Com referência à notícia publicada no site da Controladoria Geral da União (CGU), no dia 20 de abril, sobre a situação de irregularidade na Unidade Armazenadora de Uberlândia, a Assessoria de Imprensa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que as medidas já vinham sendo providenciadas para verificação e esclarecimento às autoridades e à opinião pública.

Primeiramente, foi constituído, há dois meses, pela Diretoria de Abastecimento e Operações da empresa, um grupo de trabalho multidisciplinar para apurar todas as etapas do processo de execução da obra. Este grupo, que continua cumprindo sua missão, exigiu do Consórcio Construtor da obra a apresentação de todos os cálculos estruturais e justificativas de custos e pontos levantados.

Ao mesmo tempo, solicitou aos órgãos internos da Companhia de Auditoria e Correição que avaliassem a situação e adotassem, se for o caso, as medidas cabíveis. O grupo multidisciplinar já visitou a obra em Uberlândia e contatou o Consórcio Construtor, requisitando uma série de documentos que fazem referência ao processo, a fim de apurar possíveis irregularidades e pendências.”