Confiança dos consumidores americanos volta a cair

Índice elaborado pelo Conference Board caiu de 49,3 pontos em junho para 46,6 pontos neste mêsA confiança dos consumidores dos Estados Unidos no desempenho da economia caiu em julho, pelo segundo mês consecutivo, devido, em parte, ao aumento do desemprego, informou nesta terça, dia 28, o Conference Board.

O índice de confiança elaborado pela entidade privada de análise caiu de 49,3 pontos em junho para 46,6 pontos neste mês. A previsão dos economistas era que a queda fosse para 49 pontos.

Já o subíndice relativo à percepção que os consumidores têm da situação atual da economia caiu de 25 pontos no mês passado para 23,4 pontos em julho. No que se refere às expectativas em relação ao semestre, o indicador caiu de 65,5 pontos para 62 pontos.

? A confiança do consumidor, que havia subido com força no fim do primeiro trimestre, diminuiu nos últimos dois meses ? ressaltou a diretora do Centro de Pesquisas do Consumidor, Lynn Franco.

Em nota, ela explicou que a queda no subíndice relativo à situação atual da economia foi provocada, sobretudo, pela piora do mercado de trabalho.

Por outro lado, a percepção dos consumidores de que as condições de negócio e de emprego não mudarão nos próximos meses provocou a queda do subíndice relativo às expectativas em relação ao semestre.

Franco acrescentou que um número maior de consumidores está pessimista em relação às suas rendas no futuro, o que não é um bom sinal para o consumo nos próximos meses.