
Depois de um dia bastante chuvoso, boa parte da região Sul volta a conviver com o tempo firme nesta quarta-feira, 19. O Paraná é a exceção. O Sudeste terá um dia com muitas instabilidades, assim como o Centro-Oeste. Já no Nordeste as chuvas só devem chegar na quinta-feira.
SUL
As chuvas se afastaram do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 19. A tendência é que os dias secos se estendam até a quinta-feira também. O mesmo está previsto para as áreas de soja de Santa Catarina.
O Paraná é a exceção na região Sul. Por lá as chuvas seguem espalhadas por todo o estado. Em Cascavel, por exemplo, são esperados mais de 15 mm no dia, enquanto em Maringá são esperadas apenas garoas de no máximo 2 mm.

SUDESTE
As chuvas se espalham por todo estado de São Paulo nesta quarta-feira. Os maiores acumulados devem acontecer ali na parte sul do estado, com até 10 mm em Itapeva.
Participe do Fórum Soja Brasil na Expodireto Cortijal
![]()
Já em Minas Gerais as precipitações devem ficar restritas às lavouras do Triângulo Mineiro, mas de maneira manchada, tanto que chove até 5 mm em Uberlândia, mas nada em Uberaba.

CENTRO-OESTE
Um corredor de umidade que vem desde a Amazônia e passa pelo Centro-Oeste do país, mantém as condições para temporais sobre os três estados. A chuva mais intensa se concentra entre Mato Grosso e Goiás. Atenção para o risco de descargas elétricas, ventos moderados e maiores transtornos que toda essa chuva de verão pode causar. A temperatura segue elevada, com máxima ultrapassando os 30°C.

NORDESTE
As chuvas começam a retornar para as áreas de soja da Bahia. A maioria das grandes cidades produtoras ainda não devem ter boas instabilidades nesta quarta-feira. Em Correntina, por exemplo, são esperadas apenas garoas de no máximo 2 mm. Tudo indica que os volumes agrícolas devem acontecer a partir de quinta-feira, tanto que em Barreiras os acumulados podem superar os 40 mm.
As áreas de soja do Piauí devem ter no máximo garoas nesta quarta, a exemplo da Bahia. Assim como o estado vizinho, a tendência é de maiores acumulados a partir de quinta-feira, tanto que Bom Jesus pode receber até 20 mm.
O Maranhão também deve registrar no máximo garoas leves nesta quarta-feira, pelo menos nas áreas de soja do estado. Em Balsas os acumulados não passam dos 1 mm.

NORTE
Sem mudanças significativas no tempo nesta quarta-feira. Bastante sol e calor predominam no Norte do país, com pancadas de chuva mais isoladas no período da tarde. Chove de forma mais volumosa no nordeste do Pará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), explicada pelo encontro dos ventos dos dois hemisférios, que favorece a condição para chuva mais intensa nas regiões por onde atua.

Veja mais notícias sobre soja

