Confira a previsão do tempo para este início de semana

Segundo a meteorologia, a região Sul e Sudeste terão uma curta janela de tempo seco. No Centro-Oeste e Nordeste as chuvas devem persistir

As imagens de satélite mostram muita nebulosidade e instabilidades sobre a região Norte e toda faixa central brasileira, que se estende entre o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. Sobre o Espírito Santo, sul da Bahia e Minas Gerais, a passagem de uma frente fria provocou chuva com acumulados elevados, já nos estados de Mato Grosso e Tocantins, o que provocou a chuva intensa foi o calor e a alta umidade sobre a região. Na região Sul, a influência de uma alta pressão manteve o tempo seco e a sensação de frio nas área mais altas, com exceção do norte estado do Paraná que durante a madrugada registrou chuva bem isolada.

Segunda-feira

SUL

Um sistema de alta pressão atua sobre a região Sul do Brasil, o que deixa ainda as temperaturas amenas pela metade leste e principalmente pelo litoral no início do dia. Ainda pelo leste há aumento de nebulosidade e por isso, mesmo nas primeiras horas da tarde, o aumento das temperaturas é mais evidente pelo oeste.

SUDESTE

A frente avança para o sul da Bahia, mas ainda tem muitas nuvens carregadas no oeste de Minas Gerais, com previsão de chuva volumosa nestas áreas. Na capital fluminense, o tempo fica fechado, porém sem risco para chuva forte ao longo do dia. Em São Paulo o tempo fica firme na maior parte do estado e deve chover apenas no extremo noroeste paulista. Mesmo assim é uma chuva que não traz grandes acumulados, mas pode ser acompanhada por trovoadas. Outro destaque são as temperaturas que seguem amenas, mas em gradual elevação.

CENTRO-OESTE

A segunda-feira será marcada ainda pelo tempo instável no Centro-Oeste, exceto no sul de Mato Grosso do Sul. Tem previsão para chuva em todos os estados e condição para acumulados elevados em Goiás e no Distrito Federal. As temperaturas sobem bastante no Mato Grosso do Sul com risco para pancadas mais forte no norte, mas a chuva não traz volumes tão expressivo quanto nas demais áreas da região.

NORDESTE

Uma frente fria consegue chegar até o sul da Bahia e aumenta as instabilidades em toda a metade sul da Bahia, inclusive no interior, aumentando também o volume de chuva, principalmente nas áreas mais próximas a Minas Gerais e também no oeste baiano. Chove também no sul do Maranhão e do Piauí, mas com menores acumulados. As demais áreas da região tem tempo firme.

NORTE

A segunda-feira segue com tempo instável no Norte. A condição é para chuva a qualquer momento e no Tocantins os volumes podem ser elevados, principalmente no sul do estado. Mesmo com chuva, faz calor em todos os estados. Tempo firme apenas no norte do Pará e no Amapá.

Terça-feira

SUL

As condições do tempo mudam por todo Sul brasileiro, principalmente porque o aumento na temperatura é mais intenso. A principal causa disso é um sistema de baixa pressão que atua entre o Paraguai, a Bolívia e a Argentina traz calor e umidade da Amazônia e forma nuvens carregadas já pela manhã na metade sul do Rio Grande do Sul, avançando ao longo do dia para a metade norte. As áreas próximas da divisa com o estado de Santa Catarina devem ter aumento de nebulosidade, porém não devem ocorrer pancadas chuva. Pelo Paraná, o destaque do dia é o aumento que ocorre nas temperaturas, principalmente pela faixa oeste e na divisa com o Mato Grosso do Sul.

SUDESTE

O tempo fica firme em praticamente todo o estado de São Paulo, exceto no norte, onde o tempo permanece nublado, porém sem condição para chuva forte. Nas demais áreas da região, há condição de chuva, em forma de pancadas isoladas. A chuva perde intensidade em Minas Gerais e no Espírito Santo, ocorrendo em forma de pancadas isoladas e baixos acumulados. A temperatura segue amena e sem risco para extremos

CENTRO-OESTE

Pouca coisa muda em grande parte da região. Chove nos três estados do Centro-Oeste mas em forma de pancadas, sem acumulados tão expressivo, com exceção ao extremo norte de Mato Grosso, onde a chuva deve ser mais intensa. Na faixa sudeste de Mato Grosso do Sul, o tempo continua aberto e sem condição para pancadas de chuva. As temperaturas continuam elevadas, o que gera sensação de tempo abafado.

NORDESTE

A chuva perde intensidade na Bahia. As pancadas ainda ocorrem, mas são mais localizadas e de fraca intensidade. Há chances de chuva no sul do Maranhão e Piauí. O tempo continua seco no Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e metade norte do Piauí e Maranhão

NORTE

Pouca coisa muda. Volta a chover no Amapá, em forma de pancada isoladas. Calorão e tempo abafado com pancadas de chuva no período da tarde

Quarta-feira

SUL

A quarta-feira começa com chuva pelo estado do Rio Grande do Sul que avança por Santa Catarina e pelo Paraná, causada por um sistema de baixa pressão associado a ventos úmidos e quentes do noroeste da região Sul do Brasil. A nebulosidade intensa ao longo do dia deve impedir o aumento das temperaturas pelos três estados, dando sensação de frio principalmente pelas áreas da metade sul do Rio Grande do Sul. Há possibilidade para rajadas de vento de até 50km/h no leste de Santa Catarina, forte atividade elétrica e granizo pelo Rio Grande do Sul.

SUDESTE

A área de tempo aberto diminui em São Paulo, e há condição para pancadas de chuva no extremo sul do Vale do Ribeira e extremo norte estado. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva vem em forma de pancadas e com os maiores acumulados se concentrando no extremo sudoeste mineiro. porém sem condições para extremos. A temperatura segue amena, porém há um leve aumento na sensação de calor.

CENTRO-OESTE

A chuva continua espalhada por toda a região Centro-Oeste, com os maiores acumulados se concentrando na divisa de Mato Grosso do Sul e Goiás. Há condição para acumulados elevados na faixa norte de Mato Grosso, porém sem condição para extremos. Em todas as regiões de chuva, as pancadas vem acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada. Mesmo com a presença da chuva, as temperaturas continuam elevadas e a sensação de calor predomina em toda a região.

NORDESTE

Ventos proveniente do mar deixam condição para chuva mais considerável para a faixa litorânea da Bahia, além dos ventos permanecerem um pouco mais fortes nessas áreas. Há condição para chuva no Maranhão e na faixa oeste do Piauí. Nas demais áreas da região, o tempo firme predomina e a sensação de calor permanece atuando, com temperaturas mais elevadas.

NORTE

Durante a quarta-feira, a chuva volta a se espalhar por toda a região Norte do país, com os maiores acumulados no centro do Amazonas e Pará, além do sul destes estados. Nas demais áreas, a chuva continua predominando, porém em forma de pancadas isoladas, inclusive no Tocantins.

Veja mais notícias sobre soja