Contrato da Usina de Jirau será assinado com quatro meses de antecedência

Empresa responsável pela obra antecipou entrega de documentosO contrato de concessão da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), será assinado nesta terça, dia 12, às 11h, no Palácio do Planalto. A cerimônia deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além de representantes das empresas responsáveis pela obra.

De acordo com o cronograma estimado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o contrato seria assinado em janeiro do ano que vem, mas a empresa Energia Sustentável do Brasil, responsável pela obra, antecipou a entrega dos documentos necessários. O consórcio é formado pelas empresas Suez, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf, que venceram o leilão em maio.

A Usina Hidrelétrica de Jirau terá 3,3 mil megawatts de capacidade instalada e deverá gerar energia a partir de 2013. O custo da obra foi estimado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em R$ 8,7 bilhões. O contrato de concessão da Usina de Santo Antônio, também no Rio Madeira, foi assinado em junho.