Agricultura

Convênio 100 é renovado por mais um ano, diz secretário de Fazenda de SC

Paulo Eli, titular da pasta no governo catarinense, participa da reunião do Confaz que decide sobre continuidade do benefício

plantinhas com dinheiro, seguro
Foto: Pixabay

O secretário de Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, acaba de confirmar a renovação do Convênio 100 por mais um ano. A reunião entre os secretários de todos os estados da Federação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Brasília, ainda está em andamento na manhã desta sexta-feira, dia 5, e sem previsão de término.

A superintendente de Assuntos Tributários de Sergipe, Silvana Lisboa, também confirmou a renovação do benefício. O resultado da reunião precisa ser confirmado pelos governadores.

Assinado em 1997, o Convênio 100 dá descontos de 30% e 60% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para comercialização de insumos entre os estados.

Os descontos de 60% são válidos para produtos como inseticidas, herbicidas, vacinas, sementes e sal mineral. Pela regra geral, a carga tributária nessas operações seria de 7% a 12%, dependendo dos estados de origem e destino. Com a redução, fica de 2,8% a 4,8%.

Já aqueles usados na fabricação de ração animal — farelo de soja e milho, por exemplo — têm redução de 30%. As alíquotas ficam entre 4,9%.