Convênio vai capacitar agricultores familiares para atender turistas na Copa de 2014

Ministério do Desenvolvimento Agrário vai investir R$ 3 milhões no projeto que beneficiará 125 empreendimentos ruraisAgricultores familiares serão capacitados para atender turistas durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Um convênio foi assinado na manhã desta segunda, dia 31, em Porto Alegre, para promover a inclusão de itens de alimentação e bebida, artesanato, decoração e higiene aos torcedores.

A ação prevê o comércio e distribuição de produtos da agricultura familiar em estabelecimentos comerciais e turísticos das cidades-sede do mundial. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, explica que o primeiro passo será fazer um levantamento do potencial de cada região.

? É um levantamento em 12 capitais brasileiras. Vamos identificar nichos de mercado, que tipo de produtos são necessários, onde os produtos da agricultura familiar já estão, aonde eles precisam estar e o que é necessário. A partir daí vamos começar a desenvolver produtos e aproveitar a oportunidade da Copa e da Olimpíada ? afirma o ministro.
 
Serão capacitados 125 empreendimentos da agricultura familiar. O projeto terá um recurso total de R$ 3 milhões, que serão repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário ao Sebrae do Rio Grande do Sul, gestor do projeto. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Estado, Paulo Tigre, destaca a importância do segmento para a economia gaúcha.

? Isto dá uma outra condição para um setor desenvolvido no Rio Grande do Sul. A agricultura familiar é base de uma série de cadeias produtivas no Estado. Acho que por isso temos essa capacidade de gerenciar um projeto nacional ? ressalta Tigre.