INÉDITO

Cooperativa agrícola capta R$ 150 milhões com CRA Verde

A Capal, com sede em Arapoti (PR), é a primeira cooperativa do Brasil a emitir um CRA Verde; cerca de 800 cooperados serão beneficiados

Capal Cooperativa Agroindústrial
Foto: Divulgação/Capal

A Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti (PR), é a primeira cooperativa do Brasil a emitir um Certificado de Recebíveis do Agronegócio Verde (CRA Verde).

A operação, no valor de R$ 150 milhões, foi coordenada pelo Banco Alfa e contou com o apoio da Cargill, Opea, ERM Nint e JGP.

Os recursos do CRA Verde serão destinados a financiar ações de desenvolvimento sustentável no campo, como a adoção de boas práticas agrícolas, a conservação de recursos naturais e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Cerca de 800 cooperados da Capal, cujas propriedades estão em conformidade com esses critérios, serão beneficiados.

Para o diretor financeiro da Capal, Amilton Brambila, a operação do CRA Verde é uma oportunidade para a cooperativa crescer no mercado de capitais e consolidar sua solidez financeira.

“Muitos associados têm na cooperativa a sua principal fonte de crédito para viabilizar a sua produção, e tendo esse reforço de caixa com a emissão do CRA, teremos melhores condições de negociação com fornecedores e apoio aos cooperados quanto às ações sustentáveis na produção de soja”, explica.

O presidente executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, afirma que o pioneirismo da cooperativa na obtenção do CRA Verde é uma chancela das práticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental que são diferenciais e integram a cultura organizacional da cooperativa.

“A Capal foi a primeira cooperativa brasileira a profissionalizar todos os membros da gestão interna, um modelo de governança que assumimos há 28 anos. Esse diferencial está dentro da pauta ESG, a qual levamos com muita seriedade”, diz Fuga.

“A cooperativa também tem cuidado com o entorno, na criação de ações sociais para toda a comunidade, e somos referência quanto à preservação ambiental no campo, o que inclui o pioneirismo no plantio direto no Brasil e a atenção pela conservação da reserva legal”, completa.