TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

COP28: Secretaria de Agricultura de São Paulo ressalta ações de sustentabilidade

O secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, destacou o papel do agronegócio paulista no combate às mudanças climáticas

secretário de agricultura, São Paulo, Guilherme Piai
secretário de agricultura, São Paulo, Guilherme Piai

Na COP28, em Dubai, o secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, destacou o papel do agronegócio paulista no combate às mudanças climáticas. O estado é responsável por 40% da balança comercial brasileira e tem uma forte atuação em práticas sustentáveis.

Piai destacou o programa Integra SP, que já recuperou mais de 1 milhão de hectares de pastagens degradadas. Essa ação, além de melhorar a produtividade das pastagens, também contribui para a captura de carbono da atmosfera.

O secretário também anunciou que o estado está desenvolvendo um modelo de certificação para quantificar os créditos de carbono gerados por essas práticas. Isso permitirá que os produtores paulistas monetizem suas ações de sustentabilidade.

Além da recuperação de pastagens, o estado também está investindo na produção de metano, um biocombustível que pode substituir o diesel e reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

“O metano, quando substitui o diesel, ele reduz em mais de 90% os gases do efeito estufa e é um recurso natural que o São Paulo tem”, disse Piai.

O secretário também destacou que o estado está captando recursos internacionais para expandir esses programas.

“Estamos encontrando governo e entidades internacionais também”, disse. “Estamos aqui com o time do governo de São Paulo, com a Embrapa, e nós vamos, com certeza, trazer muita inovação para o Estado de São Paulo e também investimentos que nós estamos captando recursos para que esses programas possam se expandir.”

O Canal Rural acompanha a COP28 com apoio de Portos do Paraná, OCB, CNA/Senar e ApexBrasil