Cotações do óleo de palma devem subir 13% até março de 2014, diz analista

Produto pode subir para US$ 929 por tonelada em virtude do crescente consumo de biodiesel na ÁsiaAs cotações do óleo de palma provavelmente subirão para US$ 929 por tonelada até março do próximo ano em virtude do crescente consumo de biodiesel na Ásia, informou nesta sexta, dia 29, o analista de óleos vegetais Dorab Mistry. O preço projetado representa um aumento de 13% em relação ao nível atualmente praticado no mercado.

Segundo Mistry, a demanda anual por biodiesel deve aumentar 2,5 milhões de toneladas devido principalmente aos esforços maiores para uso do biocombustível na Indonésia e na Malásia, os dois maiores produtores de óleo de palma do mundo.

Em setembro, a Indonésia anunciou planos de elevar a taxa de mistura de biodiesel no combustível subsidiado de 7,5% para 10%, conforme informado pela mídia local. Em uma conferência recentemente realizada na China, Mistry observou que o mandato de biodiesel na Malásia e na Indonésia será mantido enquanto os preços do óleo de palma permanecerem competitivos em relação aos do petróleo.

De acordo com o analista, a diferença entre o óleo vegetal e a gasolina entre julho e outubro foi suficiente para criar uma demanda mensal adicional por biodiesel de 100 mil a 150 mil toneladas.

Entretanto, Mistry alertou que o avanço das cotações reduzirá o desconto em relação ao óleo de soja e possivelmente inibirá a demanda. Segundo ele, a queda na procura pelo óleo de palma pode resultar em estoques maiores a partir de maio do próximo ano.  

Agência Estado