Crédito rural: deputados debatem nesta quinta impactos da Lei do Agro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Crédito rural: deputados debatem nesta quinta impactos da Lei do Agro

O debate, que será realizado de forma virtual, dá sequência a uma série de lives promovida pelos parlamentares sobre o tema

dinheiro, crédito rural, investimento, financiamento, garantia-safra, subsídio, Plano Collor, seguro rural, convênio 100, renda, Fundos Constitucionais, fethab, custeio, pacote econômico, coronavírus, pib
Foto: Pixabay

A Frente Parlamentar da Agropecuária promove nesta quinta-feira, 2, um novo debate sobre a Lei do Agro, focado no impacto da nova legislação no crédito rural. O debate, que será realizado de forma virtual, dá sequência a uma série de lives promovida pela Frente sobre o tema.

Já foram debatidos a emissão e transações eletrônicas de títulos do Agro; as alterações na Cédula de Produto Rural (CPR); e os títulos do agronegócio.

Em fevereiro, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória (MP 897/19) , que deu origem à Lei do Agro, que permite ao proprietário rural oferecer parte de seu imóvel como garantia nos empréstimos rurais, vinculando a área a um título.

Esse mecanismo é conhecido como regime de afetação, com registro do fato no cartório de registro de imóveis. Poderão fazer parte do regime o terreno e as benfeitorias existentes nele, exceto as lavouras, os bens móveis e o gado.

A norma também estabelece algumas proibições. Por exemplo, não poderão sofrer a afetação o imóvel já hipotecado, a pequena propriedade rural de até 4 módulos fiscais, área do imóvel inferior a 1 módulo fiscal e o único bem de família.

O imóvel também não poderá ser oferecido como garantia em outras transações; e a Justiça não poderá retê-lo para o pagamento de outras obrigações, além de não poder fazer parte da massa falida no caso de falência.

O debate será transmitido pelo canal do Youtube da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a partir das 14h30.

 

Sair da versão mobile