Criada 1ª rede de tecnologias voltada ao agronegócio

Agrihub irá unir os produtores rurais, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para criar ferramentas que os agropecuaristas necessitam

As demandas vindas do campo são crescentes e nem sempre os desenvolvedores de tecnologias se atentam a isso. Poucas ferramentas são lançadas para ajudar o homem do campo, ou não atendem plenamente a realidade do país. Pensando nisso, uma iniciativa inédita será lançada no Brasil, o AgriHub. Uma rede de tecnologias para o agronegócio com intuito de conectar o produtor rural, a empresas que desenvolvem soluções para estes gargalos do campo.

O Agrihub é uma rede de inovação tecnológica, que visa levantar os problemas vindos do campo, analisá-los, pensar em alguma ferramenta que possa colaborar para uma solução, criá-la, testá-la e disponibilizá-la. Esta rede conectará produtores rurais, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para criar ferramentas que os agropecuaristas necessitam. “Nós estamos acostumados a ter tecnologias de outros países, adaptadas a nossa realidade. Mas, queremos mais, vamos pensar juntos em ferramentas específicas para nosso mercado”, garante Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), uma das idealizadoras da rede, juntamente com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária e o Senar-MT.

Para explicar melhor como tudo funcionará, Prado citou o exemplo dos roubos de defensivos que muitos produtores têm sofrido recentemente. “Podemos apresentar este problema no Agrihub, com ele os pesquisadores e empresas pensarão e criarão uma solução. Depois alguns produtores testarão e se tudo der certo, os investidores que participam ajudarão a viabilizar a ferramenta comercialmente”, conta ele.

O Agrihub será lançado e apresentado oficialmente nesta quinta-feira (27), às 19h no auditório do Senar-MT, em Cuiabá. Além dos representantes das entidades realizadoras, estarão presentes no lançamento produtores rurais, representantes das startups, empresários, pesquisadores, investidores e autoridades.

Data: 27/10/2016
Horário: 19h
Local: Auditório do Senar-MT. Rua Eng. Edgard Prado Arze – Cuiabá-MT