Agricultura

Custo de manejo de nova praga que ameaça devastar cacau é alto

A monília pode entrar no Brasil através da importação de madeira, segundo entidade; setor quer testar variedades resistentes

O diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Guilherme Galvão, afirmou nesta segunda, dia 29, que uma nova praga vai entrar no Brasil em breve. A monília é um fungo com grande potencial de devastação, pois dura em média nove meses. A vassoura-de-bruxa, que dizimou plantações de cacau na década de 1990, dura apenas duas horas.

Galvão diz que o produtor precisaria de uma boa produtividade para conseguir custear a aplicação de defensivos. “Você precisa de 60 arrobas por hectare para compensar sete ou oito aplicações de fungicida. Sem isso, você não tem condições”, diz.

A Ceplac prepara variedades resistentes à praga para substituir as lavouras, mas ainda não conseguiu realizar todos os testes. “Começamos há sete anos. Agora, temos que levar para testar onde tem a monília; já testamos por seiva, tudo teste teórico. Eu, como produtor, quero teste onde tem para saber se realmente é resistente”, afirma.