Demanda por orgânicos na Europa pode abrir mercado para brasileiros

Técnicos visitam feira na Alemanha e constatam boa aceitação pelos alimentos produzidos com selo de comércio justoA demanda do mercado por europeu por alimentos orgânicos segue em expansão, e os consumidores entendem que produto com valor agregado é aquele que une qualidade e fair trade (comércio justo). Essas foram algumas das observações feitas por técnicos do Sebrae durante a participação na maior feira de agricultura orgânica da Alemanha, a BioFach 2010. O evento aconteceu em Nuremberg, de 16 a 19 de fevereiro.

O grupo permanece esta semana no país para visitar supermercados, distribuidoras, empresas e escolas técnicas. Sua missão é trazer informações que promovam a inovação no mercado de orgânicos no Brasil. São 23 participantes, entre coordenadores de carteiras e gerentes das unidades de agronegócios do Sebrae de 13 Estados. Agricultores familiares apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que são clientes do Sebrae também participaram da feira.

? A questão de embalagens para produtos orgânicos é um dos maiores desafios do setor, pois há uma grande demanda e pouca oferta ? afirma a coordenadora da carteira de agroecologia da instituição, Newman Costa.

Segundo ela, os dados de crescimento de produtos orgânicos na Europa são surpreendentes.

? Existe um mercado enorme para nossos produtos na Europa, mas precisamos nos adequar ao padrão exigido pelo mercado internacional e melhorar o padrão de qualidade ? afirma.

A carteira de orgânicos do Sebrae conta atualmente com 54 projetos.

Durante a Biofcach, a equipe foi convidada pela organização da feira para uma palestra sobre o mercado brasileiro e suas estratégias de atuação nos eventos de reconhecimento internacional como Copa do Mundo 2014 e a Olimpíada em 2016.

O grupo brasileiro também visitou mercados revendedores de orgânicos nas cidades de Frankfurt e Nuremberg, para verificar como os consumidores compram direto do produtor e, principalmente, a relação entre cliente e fornecedor, tendo como foco a comercialização e a logística de distribuição. A missão visitou ainda o Basic Frankfurt (com 6 mil produtos orgânicos e 24 lojas ? segunda em faturamento na Alemanha) e a Al Nature (8.500 produtos orgânicos e 84 lojas na Alemanha ? primeira em faturamento no país).