Deputados dos EUA questionam porcentagem de etanol na gasolina

Eles defendem testes adequados para evitar danos a veículos, embarcações e equipamentosOs líderes da Comissão de Comércio e Energia da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos afirmaram nesta sexta, dia 30, ser grande sua preocupação com o aumento da mistura de etanol na gasolina sem os testes adequados para evitar danos a veículos, embarcações e equipamentos.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está considerando uma concessão proposta no ano passado pelo grupo de produtores e lobby do setor de etanol Growth Energy, solicitando a elevação da mistura dos 10% (E10) atuais de álcool na gasolina para 15% (E15). O objetivo seria melhorar a demanda para que as metas federais sejam alcançadas.

? Permitir a venda de combustível renovável de maneira que danifique equipamentos, reduza sua vida útil ou exija consertos caros provavelmente causará um retrocesso contrário aos combustíveis renováveis ? afirmou um grupo de deputados em carta à administradora da EPA, Lisa Jackson.

Os deputados Henry Waxman (Partido Democrata da Califórnia), Edward Markey (Democrata de Massachusetts), Joe Barton (Republicano do Texas) e Fred Upton (Republicano de Michigan) assinam a carta.

? Isso poderia destruir a credibilidade da agência para avaliar questões sobre combustíveis e equipamentos no futuro ?

Na carta, os congressistas também disseram que a EPA deveria ter “um plano bem pensado e bem executado” para não se enganar, caso uma parte dos motores possa rodar com o E15 e outra parcela não. A EPA disse que está avaliando permitir o E15 apenas em veículos mais novos. A correspondência incluiu três páginas de perguntas, questionando detalhes dos testes, garantias sobre as possíveis responsabilidades, qualidade do ar e se os Estados poderiam banir a venda do E15 caso haja apenas uma concessão parcial. As informações são da Dow Jones.