Descubra como combater mais de 100 pragas com a ajuda de QR-Codes

Códigos eletrônicos, conhecidos como QR-Codes, entram para o mundo rural e ajudam produtoresEm maio deste ano, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) lançou o portal DefesaVegetal.Net, um site que disponibiliza de forma gratuita conhecimentos técnicos e informações sobre mais de 100 pragas agrícolas, através de QR-codes - códigos eletrônicos para acesso às fichas sobre as pragas. O objetivo é fornecer, com facilidade e rapidez, acesso à informação ao produtor rural.

No primeiro volume, são apresentadas espécies para as lavouras de tomate, pimentão, batata, pepino e cenoura. Para cada uma, o leitor encontra uma ficha descrevendo sua biologia, além de informações úteis para reconhecimento em campo e dados para controle. São disponibilizados, também, os nomes dos ingredientes ativos registrados para controle da praga em cada cultura.

– O livreto é disponibilizado para download gratuito pelo site DefesaVegetal.Net que está crescendo cada vez mais, não só no Brasil, como em outros países, que acessam para tirar suas dúvidas. Esse é um material que todos podem utilizar, porque são informações técnicas de fácil acesso – afirma Luís Carlos Ribeiro, gerente técnico e de Regulamentação Estadual da Andef.

Como usar o QR-code? Assegure-se que seu dispositivo móvel (celular ou tablet) tenha:

• Acesso à internet

• Câmera fotográfica

• Aplicativo para leitura de QR-Code

Baixe um aplicativo para leitura de QR-codes. Há diversas opções para essa finalidade. Depois de instalar o aplicativo, abra-o e selecione a opção de ler código. Posicione a câmera fotográfica do celular de forma a enquadrar e focar o código. O aplicativo fará a leitura e recuperará o endereço da página que está codificada. Você poderá abrir o link de forma imediata ou guardar o endereço para ler em outro momento.