Dilma e mais nove ministros deixam os cargos nesta quarta

Mesmo com a saída da chefe da Casa Civil, Lula aumenta participação de mulheres no governoApesar da saída da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentará o número de mulheres em sua equipe. Pelos menos outros nove ministros devem deixar seus cargos nesta quarta, dia 31, para poder disputar as eleições de outubro.

Dilma será substituída por Erenice Guerra, que terá uma função mais técnica na Casa Civil. A administração do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ficará a cargo de Mirian Belchior, secretária executiva do programa na Casa Civil. Outra mulher que assumirá cargo no ministério é Izabella Teixeira, secretária executiva da pasta do Meio Ambiente.

Conforme a legislação eleitoral, qualquer funcionário público que quiser concorrer a um mandato eletivo no pleito de outubro deve se desincompatibilizar do cargo seis meses antes.

A data-limite para a desincompatibilização seria o próximo sábado. Mas diante do feriado da Sexta-Feira Santa, o presidente preferiu antecipar a saída dos futuros candidatos e convocou para esta quarta, dia 31, um ato de despedida coletiva no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Os ministros se unirão a Tarso Genro (ex-titular da pasta da Justiça), que renunciou em fevereiro para começar a preparar sua campanha como candidato a governador do Rio Grande do Sul pelo PT.

A maioria dos cargos que ficarão vagos a partir desta semana será ocupada pelos secretários executivos.