– O nosso país tem de ter uma relação de respeito entre o governo e a sociedade. O governo desonerou a cesta básica. O governo acha que é fundamental reduzir os tributos. Agora, precisamos que essa consciência seja também dos empresários, dos senhores donos dos supermercados, dos produtores, para que, de fato, a desoneração seja algo com que todo mundo ganhe – disse Dilma.
A presidenta informou que o governo tem feito reuniões para esclarecer aos empresários a redução dos tributos e o repasse da diminuição do custo ao consumidor. Segundo ela, não há ameaças da parte do governo.
– A relação do prende e arrebenta acabou. O governo não faz isso. O governo dialoga, o governo persuade. É uma questão que eu também acho que beneficia o empresário. Porque se ele tiver desoneração, vai ter mais renda.
Embora alguns produtos ainda levem mais de uma semana para ter a redução repassada ao consumidor, Dilma disse que o reflexo da medida já começou e faz parte de “um processo de educação, de conscientização”.