Dirigente projeta alta na venda de fertilizantes somente após o segundo semestre

Alain Fossoux, da francesa Roullier, projeta retomada das vendas com valorização de commoditiesAo apresentar a nova marca para a divisão agropecuária do grupo francês Roullier, Timac AGRO, em Porto Alegre (RS), o presidente da empresa no Brasil, Alain Fossoux, fez uma previsão bastante realista para o mercado de fertilizantes em 2009.

? Por conta da crise financeira mundial, iniciada em meados de setembro do ano passado, a primeira metade do ano será de baixa participação do setor. As vendas no Brasil deverão crescer a partir do segundo semestre ? afirma.

A Timac AGRO no Brasil, que atua nos segmentos de fertilizantes e produtos para a pecuária, se destaca no país como a principal empresa produtora de fertilizantes de alta produtividade (NPK no grão), tendo obtido um faturamento de R$ 760 milhões em 2008, com um crescimento de 43% em relação ao R$ 530 milhões obtidos em 2007.

O desempenho obtido pela empresa teve trajetória contrária frente ao mercado de fertilizantes, que decresceu 9% em 2008 ante o ano anterior, com entrega de 22,5 milhões de toneladas, de acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).

? O desempenho era muito bom até setembro, com previsão de crescimento de 8% sobre o ano anterior, mas foi totalmente perdido em três meses com a crise financeira internacional e a falta de crédito ao produtor ? comenta.

Fossoux salienta que o resultado da Timac AGRO Brasil foi positivo devido à forte presença comercial a campo e à parceria com cooperativas, revendas e distribuidores, bem como a inovação decorrente de uma política de Pesquisa & Desenvolvimento nacional e internacional e as modernas tecnologias de produção.

No curto prazo, o dirigente acredita que o desempenho do setor deverá ser fraco nos primeiros três meses do ano, e que talvez no primeiro semestre não seja possível atingir os 30% normalmente comercializados.

? Apesar desse quadro, a perspectiva é de um quadro melhor para a segunda metade do ano, pois com um câmbio a R$ 2,30 favorece o preço das commodities como a soja. Embora seja cedo, é possível até que o setor de fertilizantes possa enfrentar problemas de entrega para a segunda safra diante da não antecipação de compras nesta safra ? analisa.

Para 2009, a Timac AGRO Brasil aposta em investimentos em proteção ao meio ambiente, com investimentos em fornalhas a cavaco, para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, e busca manter a estatística de não registrar acidentes de trabalho em duas das três fábricas que possui no País: Rio Grande (RS) e Santa Luzia do Norte (AL). A outra unidade fica localizada em Candeias (BA).

Mesmo com a crise, a empresa aposta também em expansão das vendas para Estados como Goiás, Minas Gerais e Paraná, com a ampliação da equipe de vendas, atualmente composta por 300 profissionais e 230 assistentes técnicos comerciais.

? O Paraná é um mercado estratégico para a Timac AGRO Brasil e a aquisição de uma empresa, caso seja possível, não está descartada para 2009 ? adianta Fossoux.