Diversos

Dólar abre com forte queda após vitória de Jair Bolsonaro

Expectativa de analistas é que negócios com a soja fiquem praticamente paralisados

dólar
Foto: Pixabay

A dólar abriu a sessão desta segunda-feira, dia 29, com forte queda. A moeda norte-americana atingia R$ 3,597, com baixa de 1,7% às 9h10 da manhã. O mercado repercute a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), que teve 55,1% dos votos, contra 44,8% de Fernando Haddad. O câmbio chegou a atingir o patamar mínimo de R$ 3,583.

O índice da Bolsa de Valores de São Paulo também repercutiu o bom humor dos investidores. O Ibovespa subia 1,95%, com 85.719 pontos.

Soja

A consultoria Safras & Mercado estima que essa queda do dólar diminua os negócios com a soja. “Embora parte dos produtores possam querer negociar antes que caia mais ainda, a ponta compradora pode querer esperar por um dólar ainda mais baixo”, explica o analista de mercado Luiz Fernando Gutierrez.

A Brandalizze Consulting também espera que o produtor brasileiro passe por um período de poucas vendas em outubro. No entanto, a expectativa do analista Vlamir Brandalizze é que em novembro o mercado busque uma recuperação.

“Devemos ter uma melhoria na Bolsa de Chicago e nos prêmios. Com o fim da colheita nos Estados Unidos, a chegada do inverno deve diminuir a oferta do grão e pressionar as cotações para cima” comenta.

Segundo ele, a entrada da oleaginosa no mercado norte-americano já refletiu nos preços. Além disso, como em novembro o volume retirado das lavouras é menor, pode ser que exista uma recuperação das cotações. “A pouca oferta de soja no Brasil também pode colaborar com uma alta”, comenta.

Quanto ao dólar, ele afirma que há pouco espaço para uma alta no mercado interno. “Somente alguma notícia grave do novo governo poderá dar fôlego no curto prazo”, afirma.

De capitão do Exército à Presidência: veja a trajetória política de Bolsonaro