DE OLHO NO CÉU

Duas frentes frias trazem muita chuva para o Sul nos próximos dias

Em Santa Catarina, o volume de chuva deve ultrapassar os 100 mm até o dia 10. Já no Norte e Nordeste, o risco de queimadas aumenta

Duas frentes frias rompem o bloqueio atmosférico no Sul. Assim, a chuva atinge a região em cheio, principalmente em Santa Catarina.

Já no Norte e Nordeste, a falta de água aumenta os riscos de queimadas. Veja a previsão do tempo para as cinco regiões entre o próximo sábado (5) e quinta-feira (10).

Sul

chuva no Sul
Fotos: X Weather

O tempo deve mudar já neste final de semana no Sul, com o avanço de duas frentes frias que rompem a situação de bloqueio atmosférico. Assim, levam chuvas para a região e deixam as temperaturas mais amenas com a entrada de um ar mais frio, mas sem risco para geada.

O volume de precipitação deve se concentrar na faixa leste de Santa Catarina, na mancha amarela no mapa acima, onde os acumulados devem ultrapassar os 100 mm nos próximos dias. Desta forma, há riscos para alagamentos e deslizamentos de forma pontual.

Contudo, de forma geral, a chuva na região ajuda a manter a boa umidade do solo nessas áreas.

 

Sudeste

chuva na costa do Sudeste

As chuvas devem se concentrar somente na faixa litorânea da região Sudeste, com volumes que variam de 15 a 30 mm nos próximos dias.

A tendência é de tempo firme nas demais áreas, com grande amplitude térmica. As mínimas podem chegar a 9°C, sem risco para geada.

No geral, a ausência de chuvas no Sudeste afeta, principalmente, a faixa oeste, deixando o solo mais ressecado.

 

Centro-oeste

Centro-Oeste

O tempo firme predomina no Centro-Oeste de forma generalizada e a expectativa é de tempo ensolarado e calor ao longo dos próximos dias. Com isso, a atenção fica voltada para a baixa umidade relativa no centro-norte da região.

Por lá, as altas temperaturas podem chegar a 38ºC em Mato Grosso, favorecendo a ocorrência de focos de incêndio. Contudo, deve chover em alguns pontos no oeste do estado, bem como no extremo sul de Mato Grosso do Sul. No entanto, não será em grande volume, girando em torno dos 5 mm.

 

Nordeste

Nordeste

Persiste a situação da falta de chuvas no interior do Nordeste. Chuvas somente na faixa litorânea, que giram em torno de 15 mm a 30 mm nas manchas em azul do mapa.

Atenção para focos de incêndio no interior da região, pois as temperaturas máximas devem ultrapassar os 30ºC com umidade relativa do ar abaixo de 30%. Semana também marcada pela grande amplitude. As mínimas podem chegar a 13ºC.

 

Norte

chuva Norte

O tempo firme se espalha pela maior parte da região Norte do país. Entretanto, pancadas rápidas e sem grande volume podem ser registradas na faixa oeste do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia devido à combinação entre calor e umidade.

No geral, o solo da região armazena boa umidade, com exceção de Tocantins, Acre e Rondônia. Nesses estados, além da restrição hídrica, a baixa umidade relativa do ar – com temperaturas que devem ultrapassar os 33°C – potencializam o risco para focos de incêndio.