Economista avalia que fuga de capital externo da Bovespa ainda não é preocupante

Para Décio Pecequilo, tendência é de melhora no desempenho da bolsa paulista até o fim do anoO atual momento de incertezas no mercado tem levado a uma intensa fuga de capital estrangeiro da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Só em junho, os investidores estrangeiros retiraram da bolsa paulista R$ 7,45 bilhões. Neste mês, o saldo negativo está em quase R$ 1,2 bilhão.

Os dados negativos nos mercados globais aumentaram a insegurança dos investidores em relação aos riscos dos negócios. Com isso, os investidores tendem a buscar posições mais seguras. Recursos investidos em mercados considerados emergentes, como o Brasil, são deslocados para a cobertura de perdas em outros ativos.

Em entrevista ao Agribusiness Online nesta quinta-feira, dia 10, o economista Décio Pecequilo, com mais de 30 anos de experiência nas atividades da Bovespa, disse que a fuga de capital externo ainda não pode ser considerada preocupante. Segundo ele, além da crise internacional, a realização de lucros movimenta os investidores.

? Aqui era o lugar que fazia dinheiro. A Bovespa é o maior centro financeiro da América Latina.

Pecequilo ressaltou que, mesmo com o cenário incerto, as previsões são otimistas em relação ao desempenho da bolsa paulista.

? Há uma tendência de melhora na bolsa no último trimestre do ano. Todos os grandes bancos enxergam o Índice Bovespa para o final do ano em 70 mil a 80 mil pontos. Eu acredito nisso.