Em vídeo, ABPA alerta criadores sobre peste suína africana Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Em vídeo, ABPA alerta criadores sobre peste suína africana

Entidade ressalta que a doença causa bilhões de dólares de prejuízos e afirma que roupas e produtos cárneos trazidos por viajantes são os principais meios de disseminação

suínos, porco, suinocultura
Foto: Jonas Oliveira/ Governo do Paraná

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nesta segunda-feira, dia 22, um vídeo com orientações para evitar a propagação da peste suína africana. A publicação das informações faz parte de uma campanha que a entidade trabalha com o Ministério da Agricultura.

Em vídeo publicado, a entidade ressalta que a doença causa bilhões de dólares de prejuízos e afirma que roupas, calçados e produtos cárneos trazidos por viajantes são os principais meios de disseminação da peste suína. Para o criador de suínos, a ABPA pede que seja evitado a presença de estrangeiros na granja ou de qualquer outra pessoa que não seja do sistema produtivo.

Em abril, a entidade criou o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (Gepesa), que conta com a participação de representações regionais do setor produtivo e órgãos de pesquisa atuantes na suinocultura nacional. O objetivo é avaliar as estratégias adotadas internamente e os erros e acertos cometidos por países que enfrentaram o problema, sob a perspectiva de atuação do setor privado. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mais de 4,1 milhões de suínos foram abatidos por conta da doença. Os dados da organização foram contabilizados até 17 de julho. Segundo a FAO, o balanço da entidade compila informações extraídas dos órgãos federais dos países.

Confira o vídeo:

Sair da versão mobile