Empresas lançam na Expoagas produtos em embalagens reduzidas

Novas opções como o leite de 500 mililitros agradam consumidoresO último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 4 milhões de domicílios brasileiros são integrados por solteiros ou casais sem filhos. De olho nessa fatia ainda pouco explorada do mercado, empresas alimentícias aproveitam a Expoagas, feira que ocorre em Porto Alegre (RS) até esta quinta, dia 21, e que reúne as indústrias e redes de varejo do ramo, para colocar na vitrina produtos destinados ao segmento single - jovens solteiros, casais sem filhos e pessoas com

Apostando na tendência, a Piá, fabricante de laticínios, lançou em junho a embalagem de leite de 500 mililitros, nas versões integral e desnatado. Para Eduardo Miguel, gerente de marketing da empresa, foi preciso fazer um trabalho de aceitação, já que os brasileiros estão acostumados a comprar leite em litro. Mas o investimento, segundo Miguel, tem valido a pena.

Hoje, o produto representa 5% do total das vendas da empresa. Além disso, está nos planos da Piá fazer com que o leite Plenna, da linha light, ganhe a versão compacta.

Empresas como Blue Ville e Isabel também voltaram os olhos para esse tipo de consumidor. A Blue Ville produz desde arroz em sachês de 250 gramas até pipoca de microondas em versões menores. Rosane Dalbem, gerente de marketing da Blue Ville, afirma que os produtos single vendem cerca de 300 mil unidades por mês no país e são responsáveis por 2% do faturamento da empresa:

? Começamos a observar que as pessoas sozinhas buscam praticidade no consumo e não gostam de desperdiçar alimentos, o que geralmente ocorre porque não há no mercado muitas opções destinadas a elas.

Rosane acredita que a preocupação com esse perfil de consumidor veio para ficar e ressalta que, nos últimos dois anos, todos os produtos lançados pela marca são destinados a esse nicho de mercado. Já a marca de massas e biscoitos Isabel, do grupo M. Dias Branco, apresentou na Expoagas mais dois sabores de macarrão lamen, cuja embalagem é individual.

Consumidores com alto poder aquisitivo são maioria

No próximo ano, o grupo planeja colocar no mercado uma linha de lasanhas de 200 gramas que ficam prontas em cinco minutos.

Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), acredita que a procura por porções menores não pára de crescer e, embora seja predominante nas classes de renda mais elevadas, deve atingir, nos próximos anos, outras fatias da população que ganham poder aquisitivo.

Longo afirma também que, aos poucos, a indústria de alimentos deve aumentar o leque de opções, o que já ocorre em países como Alemanha e Inglaterra.

O evento
27ª Expoagas

Quando: até quinta
Horário: nesta quarta, das 12h às 21h. Quinta, termina às 20h
Local: Centro de Eventos da Fiergs, Av. Assis Brasil, 8.787, na Capital
Destaques da programação: Curso gerencial “Chefe de Loja”, às 14h, seminário cenários da agricultura, com Antonio Sartori. às 14h, “A nova classe C”, também às 14h, e palestra sobre tendências do mercado, às 16h.