Encontro como garantir a competitividade na crise

Debate na Expointer 2015 colocou em pauta os desafios desta safra diante da crise econômica

João Henrique Bosco | Esteio (RS)

O cenário de retração econômica assusta e paralisa o produtor no momento de incerteza, mas os exemplos mostrados no fórum “Bem vindos à era da competência”, promovido pelo Canal Rural e a Brasoja durante a Expointer 2015, revelam que é possível avançar com segurança na agricultura, setor com maior produtividade na economia brasileira.

– São tempos difíceis, de muita volatilidade, muita incerteza, riscos climatológicos, flutuação do câmbio… O produtor não tem opção, tem que ser competitivo, não apenas dentro da porteira, buscar excelência da produtividade. Os preços dolarizados estão abaixo da média dos últimos sete anos. A busca da excelência é uma necessidade não é uma opção – explica o diretor da Brasoja, Antônio Sartori.

• Informação garante bom uso da biotecnologia

Na avaliação do especialista, a China continuará com papel fundamental no consumo dos produtos do agronegócio brasileiro.

– A China vai importar mais de 1 bilhão de toneladas do Brasil, Argentina e Estados Unidos nos próximos 10 anos. Vai comprar, então tem que produzir, porque vai ter mercado. O preço é uma consequência geopolítica, envolve especulação e câmbio. É importante que o produtor esteja informado para projetar tendências e definir estratégias – orienta.

Precisão

A Cotrijal, cooperativa de Não-Me-Toque (RS), mostrou os efeitos de um trabalho realizado em longo prazo, focado na agricultura de precisão. A importância na aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio da tecnologia. Um trabalho que faz toda diferença quando o momento não é favorável.

– A principal ferramenta que nós temos para competir é, sem dúvida nenhuma, trabalharmos na linha de aplicarmos conhecimentos científicos no processo produtivo. A tecnologia é nossa principal ferramenta. O momento daqui para frente é um período não tão favorável como foi nos últimos tempos. O desafio ainda é maior para o setor produtivo – comenta o superintendente de Produção Agropecuária da cooperativa, Gelson Melo de Lima.

Exemplo para o estado

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que passa por um momento de turbulência no comando do governo gaúcho, também participou do debate. Segundo ele, a produtividade do agronegócio deve servir de exemplo para a gestão no poder público.

– Cada um tem que saber que às vezes tem que investir cada vez mais. Isso eleva também a autoestima do produtor. Tudo que passa a ser coletivizado, desde as questões da tecnologia e da inovação para melhorar a produtividade. É isso que eleva as condições. Há 50 anos, a soja era produzida em 300 mil hectares, hoje ela está em 30 milhões de hectares. Esperamos que continue assim, que todos sejam estimulados a empreender mais na área rural, que é o que sustenta nossa economia – ressalta o governador.

Veja a reportagem:

Expointer 2015

E a programação da Expointer 2015 continua. No próximo dia 3 de setembro, o Canal Rural realiza o segundo Fórum Soja Brasil na safra 2015/2016. Diretamente da Expointer 2015, em Esteio. O tema do encontro será um debate custos de produção. O evento começa às 18h30, na Casa RBS. O C2 Rural transmite ao vivo para todo o país a partir das 20h.

Os palestrantes vão trazer para a discussão as expectativas econômicas e vão debater a competitividade da produção de soja no Brasil comparada aos concorrentes Argentina e Estados Unidos. Além disso, haverá dicas sobre como o manejo da produção pode resultar em redução de custos.

Para acompanhar o Fórum Soja Brasil ao vivo, é necessário fazer uma inscrição prévia. O cadastro é gratuito e gera um certificado de participação. Para se inscrever, clique aqui.

Participam do debate o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari, o pesquisador do Cepea Mauro Osaki e o pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte.

Veja mais informações:

Soja Brasil/Divulgação
Soja Brasil/Divulgação

>>> Veja mais notícias sobre soja