Energia elétrica vai ficar mais cara em outubro

A tarifa extra mais alta a partir deste mês se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas

Fonte: Agência Brasil

A energia elétrica deverá ficar mais cara a partir deste mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que em outubro a bandeira tarifária será vermelha (patamar 2), com custo de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A tarifa é a mais cara do modelo.

Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. A tarifa extra mais alta a partir deste mês se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas.

Esta é a primeira vez que o patamar 2 é acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com duas graduações, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes.