Entreposto da CeasaMinas comemora 36 anos e atendimento a 8,5 milhões de consumidores

Público movimenta setores como os sacolões, supermercados, cozinhas industriais e restaurantes abastecidos com produtos das 12 mesorregiões de Minas GeraisO entreposto de Contagem da Ceasa Minas, região metropolitana de Belo Horizonte, comemora 36 anos neste domingo, dia 28, contabilizando atendimento a 8,5 milhões de consumidores. O público movimenta setores como os sacolões, supermercados, cozinhas industriais e restaurantes abastecidos com produtos das 12 mesorregiões de Minas Gerais.

No início da década de 70, uma antiga fazenda, às margens da BR-040, se transformou em um dos maiores empreendimentos da capital. Serviços como Correios, centro de saúde, unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e um micro-ônibus interno gratuito conferem um perfil de verdadeira “cidade” ao mercado que chega a receber 70 mil consumidores por dia.

?Antes, os produtores levavam a mercadoria à noite e punham debaixo das árvores em frente ao Mercado Municipal, atual Mercado Central de Belo Horizonte ? lembra Antônio Custódio Tavares, um dos primeiros comerciantes a se estabelecer no entreposto.

Conhecido como Antônio dos Cocos, ele recorda que os comerciantes transferidos não acreditavam no sucesso da empreitada.

? O entreposto de Contagem chega aos 36 anos como referência para o sistema de abastecimento nacional. Além de presidir a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), tem compartilhado tecnologia, informações de mercado, agroqualidade e responsabilidade social com outros entrepostos ? afirmou o presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages.