Estados Unidos vão comprar grãos ucranianos para programa da ONU Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Estados Unidos vão comprar grãos ucranianos para programa da ONU

O acordo de exportação de grãos de julho, intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, vem ganhando força nos últimos dias

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) está gastando mais de US$ 68 milhões para comprar e enviar grãos ucranianos. Este é o maior acordo de exportação desse tipo desde a invasão russa e o acordo de julho para permitir novos embarques dos portos ucranianos do Mar Negro.

A Usaid está fornecendo os recursos para o Programa Alimentar Mundial, uma agência das Nações Unidas que historicamente obtém a maior parte de seus grãos da Ucrânia, para comprar, enviar e armazenar até 150 mil toneladas de trigo. Em 2022 até agora, os Estados Unidos forneceram US$ 4,8 bilhões para a agência da ONU, mais do que em qualquer outro ano.

O acordo de exportação de grãos de julho, intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, vem ganhando força nos últimos dias, com a maior movimentação de navios entrando e saindo dos portos ucranianos. Mais cinco navios deixaram a Ucrânia na terça-feira (16), no maior comboio desde que o acordo foi assinado.

Estados Unidos, ONU e Turquia

rússia e ucrânia - acordo para exportações de grãos
O secretário-geral da ONU, António Guterres [esquerda], e o presidente turco, Recep Erdogan, celebram acordo entre russos e ucranianos | Foto: Reprodução/Twitter
Outros quatro navios deveriam ser inspecionados em Istambul (maior cidade da Turquia) a caminho da Ucrânia, segundo o Ministério da Defesa turco. Os embarques aumentaram as esperanças de que o corredor de grãos do Mar Negro possa cumprir a meta da ONU de aliviar uma crise alimentar global causada em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Com a invasão em fevereiro, milhões de toneladas de grãos e outros alimentos ficaram retidas na Ucrânia, contribuindo para um aumento nos preços mundiais dos alimentos. Antes da guerra, a Ucrânia exportava cerca de 10% do trigo do mundo e era um fornecedor importante para países do Oriente Médio, África e Ásia, onde a crise alimentar tem sido mais grave.

Sair da versão mobile