Estiagem faz agricultor discutir novos rumos na Fenasoja

Na feira, pecuária tem destaque como uma das principais alternativas à sojaA aposta na diversificação de culturas pautou os debates no quinto dia da Feira Internacional da Soja (Fenasoja). O evento vai até dia 6, no município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, uma das regiões mais afetadas pela estiagem, com quebra de safra de até 84%.

Na feira, a pecuária tem destaque como uma das principais alternativas à soja. Além das tradicionais holandesa e jersey, 20 animais da raça gir leiteiro foram expostos no Parque Municipal Alfredo Leandro Carlson. A raça é opção para quem pretende produzir leite a baixo custo.

– Trata-se de um animal rústico, que tem alta capacidade de conversão alimentar – diz o coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro do Estado, José Amaral.

Para buscar soluções às perdas na lavoura, foi realizado um painel sobre Irrigação e Manejo Correto do Solo. Ficou definida a criação de Câmara Técnica dentro da Fenasoja, para reunir diagnósticos existentes sobre a estiagem no Rio Grande do Sul.