EM CAMPINAS

Evento discute tendências de mercado, mudanças climáticas e sustentabilidade no agro

Com nova sede, o evento conta com a presença de mais de 800 líderes do setor

Evento discute tendências de mercado, mudanças climáticas e sustentabilidade no agro

Campinas, interior de São Paulo, recebe hoje (18) e amanhã (19) a 10ª edição do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca). Com uma nova sede, a Expo Dom Pedro, o evento conta com a presença de mais de 800 líderes do setor, que se reuniram para discutir temas relevantes e desafios enfrentados pelo cooperativismo.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Luciana Martins, diretora executiva do Grupo Conecta, explica a escolha do novo local: “Precisamos aumentar nosso espaço devido ao sucesso do evento. Estamos com uma arena linda montada aqui na Expo Dom Pedro para acomodar os mais de 800 líderes presentes. Ainda temos muitos debates e atividades programadas para amanhã.”

O evento, que reúne mais de 400 cooperativas, discute pautas essenciais para o setor, como sustentabilidade, geração de valor no campo e verticalização e industrialização da produção. “Hoje pela manhã, abordamos como entregar mais valor no campo, não apenas com foco no preço, mas oferecendo pacotes de benefícios aos cooperados”, destaca Luciana.

A sustentabilidade também é um tema central. “Falamos sobre o apetite do mercado por produtos sustentáveis e como as cooperativas podem ser um veículo para promover práticas mais sustentáveis no campo”, acrescenta Luciana.

Além dos debates, o evento conta com a participação de empresas ligadas ao setor agropecuário, proporcionando um ambiente rico de networking e troca de conhecimentos. “As indústrias são fundamentais para levar soluções inovadoras ao campo. Temos aqui empresas na linha de insumos, apresentando as últimas inovações do mercado”, explica ela.

Vinicius Araújo, gerente executivo da Sankhya, também destaca a importância do evento: “A tecnologia, inovação e a inteligência artificial são pilares que impulsionam a produtividade e a competitividade do setor agropecuário. Isso garante um futuro promissor para o setor e para o país como um todo.”