Exportação de figo registra alta de 4% no primeiro trimestre

Qualidade da fruta auxiliou no crescimento das vendasO volume de frutas para exportação cresceu 6% neste inicio do ano, em relação ao mesmo período de 2011. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) foram embarcados mais de 100 mil toneladas entre janeiro e março deste ano. O figo foi um dos destaques do período, com a venda de 334 toneladas, alta de 4%. O clima ajudou e qualidade da fruta que está sendo vendida para o exterior está melhor agora.

O produtor rural Hélio Oliveira exporta há sete anos para cinco clientes na Europa o figo produzido no interior de São Paulo. Com o bom resultado, ele está ampliando o negócio e deve fechar também a venda para um cliente no Canadá.

— Eles ligam e a gente já responde imediatamente. Ajuda bastante o conhecimento do inglês — diz Oliveira.

Na região de Campinas, onde se concentra a produção no Estado de São Paulo, choveu pouco durante a safra, o que deu mais resistência ao figo.

— O figo é uma fruta muito sensível. Se chove ele não tem durabilidade. Não chovendo o figo fica mais sadio.

Hoje, 80% da produção é exportada. Por ano, Oliveira embarca cem mil caixas de figo. A propriedade dele fica a pouco mais de cinco quilômetros do Aeroporto de Campinas, mas todo o transporte é feito pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, por causa da quantidade de voos. Segundo o produtor, a logística poderia ser melhor, mas não chega a atrapalhar os negócios.