Fábrica da Amyris começa a produzir diversos combustíveis a partir da cana de açúcar

Os investimentos chegam a R$ 25 milhões, a iniciativa é inédita no país.A inauguração da primeira unidade de produção em escala industrial de diesel, combustível de aviação e produtos químicos renováveis a partir da cana de açúcar, aconteceu nesta sexta, dia 29, em Piracicaba (SP). A fábrica da Amyris pretende produzir cinco milhões de litros de farneseno, que é um produto que após tratamento químico se transforma em diesel de cana. Uma tonelada de cana é capaz de produzir 55 litros de farneseno. Na unidade no interior de São Paulo, o volume de cana utilizada para a

? Significa que nós vamos colocar nossos produtos no mercado em uma escala de cinco milhões de litros do hidrocarboneto chamado farneceno. Esse produto serve de base para uma série de aplicações. Se hidrogenarmos ele vira o diesel de cana. Ele pode virar um combustível para aviação, um bioquerosene. Pode ter aplicabilidade como óleos lubrificantes, aplicações para cosméticos, detergente. O que o petróleo faz, nós fazemos com biologia ? explica a diretora de assuntos institucionais, Luciana Di Ciero.

Segundo Luciana, foram investidos R$ 25 milhões na unidade, que deve começar a operar a partir de maio. A expectativa é de que, em 2015, a companhia esteja produzindo um bilhão de litros do produto com a utilização de 20 milhões de toneladas de cana.

? Nossos produtos são competitivos em termos de custos e também tem grande desempenho em relação aos produtos existentes no mercado. É exatamente o que a sociedade quer. Um produto melhor para o meio ambiente, mas que também não deixe de ter a qualidade e o desempenho dos produtos existentes atualmente ? conclui.