Falta de chuva em Mato Grosso deve prejudicar lavouras de milho safrinha

Já no RS, condições climáticas são boas para o início do plantio de trigoA meteorologia descarta a possibilidade de chuvas para os próximos 15 dias em Mato Grosso, o que agrava a situação das lavouras de milho safrinha semeadas depois de 5 de março.

? As águas do Oceano Pacífico na costa da América estão aquecendo e isso irá provocar novos bloqueios atmosféricos ? disse o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia.

Segundo ele, o mesmo bloqueio atmosférico impedirá o avanço de novas massas de ar polar que estão se formando no sul do continente.

? Assim, não há previsão de geadas, pelo menos nesses próximos 15 dias, principalmente no Paraná, onde no fim da semana passada havia fortes indícios que haveria uma geada entre os dias 5 e 6 ? completou Santos.

Trigo

No Rio Grande do Sul, as condições climáticas são boas para o início do plantio da safra de trigo.

? Com as chuvas ocorridas na última semana, as condições se mantêm favoráveis tanto ao plantio quanto a germinação ? disse Santos.

Somente no início da próxima semana uma nova frente fria avança sobre o Estado, deixando o tempo fechado e chuvoso, o que poderá inviabilizar os trabalhos de campo, mas, por outro lado, irá manter as boas condições de umidade do solo. No Paraná, o tempo deve continuar seco até pelo menos a próxima semana.