Analistas divergem sobre perspectiva de melhora de preços para a soja

O debate sobre o mercado da soja para a safra 2014/2015 encerrou o fórum em Rio Verde (GO)

Rikardy Tooge | Rio Verde (GO)

O debate sobre o mercado da soja encerrou o primeiro Fórum Soja Brasil, realizado nesta segunda, dia 25, em Rio Verde (GO). O painel reuniu produtores e analistas de mercado para discutir as tendências da produção brasileira diante de uma supersafra norte-americana. Mais cedo, a discussão tratou das políticas públicas e os custos de produção.

Participaram da mesa de debates o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o analista de Safras & Mercado Paulo Molinari, o diretor da SIM-Consult Liones Severo e o dirigente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Ênio Fernandes.

O principal tema tratou da expectativa da supersafra de soja nos Estados Unidos. Os debatedores mencionaram a necessidade de um fato novo para que os preços da soja sejam tão bons quanto o da safra anterior.

– O fato novo para os produtores manterem os preços seria a quebra de safra em algum país – afirma Ênio Fernandes.

O consultor Liones Severo é mais otimista e afirma que a recuperação dos preços é possível em curto prazo, principalmente porque ele crê em um aumento de demanda que cubra o excedente da oleaginosa.

– Nós teremos uma recuperação no preço da soja mais rápido do que vocês possam imaginar – ressalta Severo.

Soja Brasil em Goiás
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.