Feira de orgânicos questiona padrão estético dos alimentos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Feira de orgânicos questiona padrão estético dos alimentos

Na feira, produtores apresentaram diversos alimentos que normalmente são desprezados, dialogando com o público e mostrando que é possível consumi-los

Alimentos orgânicos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Sesc Avenida Paulista promoveu neste domingo, 27, em São Paulo, a Feira (Im)perfeita. No evento, o público pôde adquirir uma diversidade de alimentos de origem orgânica e fora dos padrões estéticos.

Na feira, produtores apresentaram diversos alimentos que normalmente são desprezados, dialogando com o público e mostrando que é possível consumi-los.

A atividade faz parte do “Experimenta – Comida, Saúde e Cultura”, projeto que acontece em diversas unidades do Sesc e que traz uma programação voltada para a alimentação e suas conexões com a arte e o bem-estar.

Mercado de orgânicos

Segundo o agricultor Eduardo dos Santos Farias, esses produtos têm muito valor agregado. “Tem a questão da durabilidade, sabor, e agregado a este produto tem toda uma consciência. (…) O orgânico é muito maior do que não usar agrotóxicos, é conceito de conservação no geral e comércio justo”, afirma.

Farias produz, no sítio de quatro hectares da família, em Palhereiros (SP), hortaliças, algumas frutas e legumes nas estações. Ele conta que começou a trabalhar com orgânicos há cinco anos e que tem vendido muito. “A gente nem dá conta, estamos pensando em ampliar a área para melhorar a produção”.

O agricultor diz que existe um mito sobre orgânicos serem mais caros, mas, segundo ele, o problema é que os convencionais são muito baratos. “Tenho colegas que estão passando muito problemas financeiros porque o comércio é violento com o produtor convencional. Essas promoções que vemos nos supermercados, o valor é tirado do produtor. O produtor é sempre empurrado a usar cada vez mais defensivos, adubação química, para ele poder subsistir. Então o orgânico é o conceito de comércio justo, por isso tem as feiras orgânicas, para a gente tentar comercializar direto para o cliente, sem ter um atravessador. A gente consegue uma relação ganha-ganha, com produto de qualidade em um preço bom”, comenta.

Estreia em breve

O programa Seguindo a Comida, parceria entre Canal Rural e BBC News, vai apresentar um pouquinho da jornada dos alimentos, do campo à mesa, e falar sobre os desafios do futuro do agro. Veja o teaser!

Sair da versão mobile