Agricultura

Fertilizantes estarão mais acessíveis em 2023, afirma especialista

Luigi Bezzon, da StoneX, falou sobre o assunto em entrevista ao Canal Rural

Os produtores rurais brasileiros tendem a ter uma boa notícia para o bolso em 2023. Isso porque os preços dos fertilizantes devem diminuir. Ao menos é o que acredita o analista de inteligência de mercado da área de fertilizantes da consultoria StoneX, Luigi Bezzon.

+ ‘Nossa produção de soja é a mais sustentável do planeta’, diz Antonio Galvan

Em entrevista ao Canal Rural, o analista foi mais um a reforçar que, em 2022, os preços dos adubos cresceram consideravelmente em decorrência da guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada em fevereiro. Nesse sentido, ele reforçou que os russos são os principais produtores e exportadores de fertilizantes do mundo.

Com a baixa na oferta por causa do conflito no leste europeu os preços dispararam no cenário internacional, apontou. Bezzon destacou, no entanto, que ao decorrer do segundo semestre os valores já foram ajustados para baixo — o que auxilia, inclusive, os agricultores do Brasil. “O preço já é a metade”, enfatizou o profissional da StoneX.

“A perspectiva para 2023 é de safra muito menos custosa no ponto de vista dos adubos”, disse Luigi Bezzon ao participar da edição desta quinta-feira (28) do telejornal Mercado & Companhia’ (vídeo acima). “E com fertilizantes muito mais acessíveis do que a gente viu nesse ano”, prosseguiu ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.