Notícias - Soja Brasil

Fim de semana: tempo seco para o RS e BA e com chuvas no Sudeste e Centro-Oeste

As notícias não são boas nem para quem precisa de instabilidades para que a soja se desenvolva, nem para quem precisa de tempo seco para colher

Os produtores do Rio Grande do Sul nem bem ficaram felizes com o retorno das chuvas e elas já ficarão escassas de novo. A tendência é um fim de semana seco para boa parte do estado. Já os produtores de Mato Grosso, que precisam iniciar a colheita, estão tendo dificuldades com as chuvas intermitentes.

SUL

A felicidade dos produtores do Rio Grande do Sul com o retorno das chuvas durou pouco. A tendência para o fim de semana é de tempo seco em boa parte dos municípios produtores de soja do estado. Algumas chuvas estão previstas para acontecer apenas no domingo e devem ficar restritas a parte norte do estado, próximo a Erechim, mas com apenas 5 mm.

As áreas de soja de Santa Catarina terão a sexta e o sábado mais secos. Chuvas mesmo, só no domingo, quando uma frente fria chega e atinge todo o estado. Em Chapecó, por exemplo, os acumulados podem chegar a 15 mm.

No Paraná, tanto na sexta, quanto no sábado as instabilidades devem ficar restritas a parte leste do estado. No Domingo as instabilidades se espalham por todo o estado e quase todas as regiões devem ter bons acumulados, acima de 10 mm. Em Guarapuava, por exemplo, a expectativa é de chuvas torrenciais no domingo com mais de 40 mm.

SUDESTE

O Sudeste deve ter um fim de semana chuvoso e seco ao mesmo tempo. Achou estranho? Pois é, isso por que as instabilidades estarão bastante espalhadas por São Paulo e sul de Minas Gerais, entretanto serão chuvas manchadas, que podem atingir uma área, mas outra não.

Em Itapeva (SP) a tendência é de no máximo algumas garoas durante toda a sexta e boa parte do sábado. Somente da tarde para a noite de sábado é que chuvas mais volumosas cairão, com mais de 10 mm.

No Triângulo Mineiro, enquanto chove em alguns municípios como Uberlândia, com 3 mm, em outros como Uberaba o tempo ficará seco até sábado.

No domingo todas estas regiões podem ter pelo menos garoas.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira ainda chove sobre todo o Centro-Oeste, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. A chuva ainda pode ser forte com trovoadas e ventania em pontos de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e sul de Goiás.

No sábado pouca coisa muda e a chuva ainda persistirá, com potencial para chuva volumosa em parte do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e extremo sul de Goiás.

No domingo, as pancadas de chuva forte tendem a se espalhar por grande parte do Centro Oeste. A chuva virá acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte. Não são descartados riscos para transtornos.

NORDESTE

A Bahia terá mais um fim de semana seco. No Piauí as instabilidades ficam restritas a parte centro-norte do estado nesta sexta. Em Luzilândia, por exemplo, deve garoar tanto na sexta quanto no sábado e no domingo, com volumes inferiores a 3 mm por dia. No mesmo período, em Uruçuí nada de chuvas.

No Maranhão as chuvas também não atingem todas as lavouras de soja do estado no fim de semana. Enquanto em Balsas a tendência é de tempo firme até domingo, em Bacabal pode garoar nesta sexta, chover até 7 mm no sábado e 4 mm no domingo.

NORTE

Na sexta-feira, o tempo continua instável e tem possibilidade de chuva em toda a região nortista. Acumulados significativos podem ser registrados entre o leste do Amazonas e o oeste do Pará, mesmo que a chuva seja rápida, intercalada com períodos de melhoria. No nordeste do Pará, a chuva também é volumosa, mas a diferença é que assim como nos dias anteriores, o tempo fica mais fechado e a temperatura não sobe muito.

O final de semana começa com chuva no Norte do Brasil, mesmo que de forma rápida e pontual, pode haver registro de chuva volumosa em várias partes da região como é o caso de Acre, Amazonas, Pará e norte do Tocantins. Apenas o extremo norte da região é que o tempo tende a ser firme.

No domingo, pouca coisa mudará e o tempo permanecerá firme na faixa norte da região Norte. Nas demais áreas, o tempo seguirá com condição para pancadas de chuva de até intensidade forte na faixa oeste.