Flor que retira gás carbônico do ar é lançada em feira no interior de São Paulo

Com pétalas sensíveis, haste curta e pequenas flores, a Sun Patiens se mantém florida o ano inteiroFloricultores lançaram durante a 22ª Expo Aflord - Emoções sem limites na festa das flores de Arujá (Aflord), interior de São Paulo, uma flor que retira mais gás carbônico do ar. Com pétalas sensíveis, haste curta e pequenas flores, nem parece, mas a Sun Patiens tem alto poder de absorção de gás carbônico, além de se manter florida durante o ano inteiro.

A flor é muito parecida com uma velha conhecida do brasileiro, a popular ‘maria sem vergonha’. Porém, a diferença está na resistência, tanto ao frio, como ao calor. A Sun Patiens tem origem no Japão. No país, a planta passou pelo menos dez anos em desenvolvimento e melhoramento genético, para resistir mais ao sol.

No Brasil, ela chegou recentemente, há pouco mais de cinco meses, mas já está disponível para o consumidor. Pode ser criada na varanda do apartamento ou em jardim externo, em pleno sol. O técnico agrícola Reinaldo Rocha, diz que quanto mais sol ela recebe, mais ela cresce e floresce.
 
A cor das flores varia, podem ser brancas, púrpuras, laranjas, até mesmo vermelhas. As folhas também mudam a tonalidade, de acordo com a variedade. A novidade foi destaque na Aflord.