Fórum de Apicultura reúne produtores e empresários do Rio Grande do Sul

Evento abordará integração da apicultura com turismo e gastronomiaOs apicultores da região noroeste do Rio Grande do Sul terão a oportunidade para debater assuntos pertinentes ao setor apícola. Dia 11 de outubro, no Wilson Park Hotel, em São Miguel das Missões, a 483 quilômetros de Porto Alegre, será realizado o 1º Fórum Regional de Apicultura do Noroeste Gaúcho. O evento deve reunir, além de apicultores, proprietários de restaurantes e de meios de hospedagem da região.

O evento é uma promoção do Programa Juntos para Competir, ação impulsionada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As inscrições, no valor de R$ 12, podem ser realizadas a partir do dia 4 de outubro, na unidade do Sebrae de Santo Ângelo, pelo telefone (55) 3313-3255 e também no dia do evento. Os participantes receberão certificados de participação e um exemplar da norma da ABNT nº 15585/2008, que dispõe sobre mudanças das práticas apícolas, tema que será abordado durante a realização do encontro.

A gestora do Projeto de Apicultura do Noroeste Gaúcho, Scheila Rigotti, destaca que “é a primeira vez que faremos um trabalho voltado a essa área de atividade com o objetivo de debater a questão da inserção do mel na culinária e do incentivo ao consumo do produto para a qualidade de vida das pessoas”. Conforme Rigotti, a nova norma da ABNT, especifica os requisitos para instalação e manejo apiário, coleta e transporte dos favos e extração do mel.

De acordo com a consultora do Sebrae/RS Andréa Noronha, o fórum buscará debater estratégicas para ampliar o mercado do mel, a partir do potencial turístico da região.

? O evento vem abrir as portas para que se discuta a questão da comercialização do mel no mercado interno, além de mostrar aos estabelecimentos comerciais da região que o uso do produto, especialmente na gastronomia, é uma forma de potencializar as vendas ? assinala.

A primeira palestra, sobre o tema “Mel, Turismo e Gastronomia”, ocorre às 10h, e será proferida pela professora Carmem Nogueira, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional Integrada (URI) de Santo Ângelo. Ela apresentará uma pesquisa desenvolvida junto a estabelecimentos comerciais da Rota Missões sobre as causas para a não utilização do mel por esses estabelecimentos. Às 11h, o professor universitário Valter Azambuja ministrará palestra “Apicultura e Turismo Rural”.

Às 13h30min, o representante da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Sílvio Lengler, falará sobre a norma da ABNT nº 15585/2008. Às 14h30min, será realizada palestra sobre crédito para a apicultura, com palestrante ainda a ser definido. Às 16h, ocorre o encerramento. Paralelamente ao fórum, será realizada uma mostra de equipamentos e embalagens apícolas, artesanato e gastronomia.