Funcionários da usina Guaíra continuam em greve no interior de São Paulo

Paralisação começou na terça, dia 10Os cerca de 500 funcionários da Usina Guaíra, no interior de São Paulo, continuam de braços cruzados. Eles iniciaram uma paralisação na terça, dia 10 e na tarde desta segunda, dia 16, a empresa fez outra proposta para tentar encerrar a greve, que foi recusada pela categoria.

Coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool/Etanol, eles reivindicam que 34% da remuneração variável, que recebem durante a safra, sejam incorporados ao salário. Além disso, não abrem mão do enquadramento salarial e ainda do plano de carreira.

De acordo com o sindicato, a usina concordou nesta segunda em incorporar a remuneração variável ao salário, mas somente a partir de janeiro do ano que vem. Quase todos os funcionários do setor industrial da usina estão em greve, com exceção apenas dos trabalhadores rurais e do transporte, que seguem em atividade. Até o momento, não há previsão de retorno ao trabalho.

A maior preocupação agora é que empregados de outras usinas da região que também têm problemas envolvendo a negociação salarial tomem a mesma posição e paralisem suas atividades. A cultura canavieira é a maior força econômica da região.