De acordo com o secretário em exercício da Agricultura, Claudio Fioreze, para o próximo ano serão transferidos R$ 10,1 milhões para o Ibravin, conforme o plano de trabalho aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundovitis, em dezembro do ano passado. Serão executados sete projetos para atingir 19 metas.
– Isso se tornou possível graças ao aumento do repasse dos recursos arrecadados pelo Fundo, que foi de 25% para 50%, por meio da Lei 13.911, sancionada pelo governador Tarso Genro em 11 de janeiro de 2012 – explicou Fioreze.
Entre os projetos destacam-se a promoção e comunicação, no valor de R$ 5,8 milhões; recuperação de regiões deprimidas para assistência técnica e enológica em convênio com a Emater, no valor de R$ 2,4 milhões; projeto Cadastro Vitivinícola, no valor de R$ 650 mil; projeto Manutenção do Laren – Laboratório de Referência Enológica, no valor de R$ 875 mil, entre outros.
Na ocasião, também foi aprovado o patrocínio, no valor de R$ 20 mil, para a II Feira da Agricultura Familiar e XII Festa di Bacco, eventos que serão realizados na cidade de Erechim. Foi encaminhada, ainda, a proposta de agenda para a 2ª Abertura da Colheita da Uva (Vindima) que será realizada no município de Nova Pádua no fim deste mês.