Garantia Safra vai atender 90 mil famílias no Piauí

Inscrições estão abertas na Secretaria do Desenvolvimento Rural e vão até o final do mês de setembroO governo do Piauí espera inscrever, este ano, 90 mil famílias no programa Garantia Safra, seguro que cobre os prejuízos dos agricultores familiares em caso de perda da plantação por seca ou excesso de chuvas. No ano passado, foram inscritas 84.452 famílias em 149 municípios.

As inscrições para o Garantia Safra estão abertas na Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) desde o dia 1º de julho e vão até o final do mês de setembro. Até sexta, dia 26, já estavam inscritas oito mil famílias, mas a previsão é de que a procura vai aumentar muito próximo do final do prazo.

Segundo o coordenador do programa no Piauí, Matias Ribeiro Cabral, o Garantia Safra em 2011 vai pagar R$ 680, divididos em cinco parcelas, a cada família em caso de perda da produção agrícola. Na última safra, o valor foi de R$ 640, em quatro parcelas.

O programa, na sua criação, atendia apenas os agricultores familiares na região do Semiárido. Agora atende a todos os municípios incluídos na área de atuação da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), órgão sucessor da Sudene. Neste caso, os 224 municípios piauienses poderão participar.

Segundo as normas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), podem participar do programa os agricultores que plantam entre 0,6 a 10 hectares de arroz, feijão, milho, algodão e mandioca em área não irrigada e que tenham renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio. Em cada família pode se inscrever uma pessoa.