Governo estende Plano Agro Mais para diminuir gastos | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo estende Plano Agro Mais para diminuir gastos

Brasil perde R$ 46 bilhões com questões burocrátivas; esperança é tornar setor agrícola mais competitivo no país e no exterior 

Fonte: Danoil Bianchi/Arquivo Pessoal

Plano Agro+, que pretende diminuir gastos e dar agilidade ao setor agrícola, foi estendido através da assinatura de um acordo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Frente Parlamentar da Desburocratização. A medida foi firmada nesta quarta, dia 26, em Brasília (DF), e vai simplificar o processo burocrático que envolve as medidas adotadas pelo Governo. 

O Brasil perde cerca de R$ 46 bilhões todo ano devido a questões burocráticas. “Passa por um processo de modernização da legislação, que afeta a agricultura brasileira. E a Frente Parlamentar de Desburocratização vai ter um papel importante, junto com a Frente Parlamentar da Agricultura, no momento em que chegarem os projetos de lei que são de interesse do Ministério. Nós queremos que isso flua com o máximo de transparência, o máximo de debate, mas que as coisas sejam céleres”, afirma o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki.

O acordo também é visto como positivo para tornar o setor mais competitivo, nacionalmente e internacionalmente. “Nós entendemos que é um caminho muito bom para ser seguido e levar de exemplo para outros ministérios. Com isso, vamos tirar esse ‘custo Brasil’ dos despachos dos portos, da questão da logística, das licenças dentro dos frigoríficos, que é muito complicado. Tirar toda aquela ação que não leva a nada. Os caminhos precisam ser cortados para sermos mais competitivos aqui no e lá fora também”, acredita o presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC).

O Plano Agro+ também deve mesmo ser usado como exemplo pelos governos estaduais. O Ministério da Agricultura e o Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura fecharam um acordo para que as medidas de desburocratização passem a ser implementadas em estados e municípios.

“Nós vamos implementar atitudes semelhantes nas nossas secretarias. Nós vamos procurar, em cada um dos estados, lançar um Agro+, procurar o setor produtivo e procurar romper as barreiras que impedem o desenvolvimento do agronegócio”, aponta o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura, João Cruz. 

Sair da versão mobile