Governo gaúcho assina convênio com produtores de tabaco para incentivar irrigação em pequenas propriedades

Termo prevê união de esforços para implementação do Programa Mais Água, Mais RendaUm convênio assinado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) incentivará a irrigação nas pequenas propriedades dos produtores de tabaco no Estado. O acordo foi assinado nessa terça, dia 8.

O termo de cooperação prevê união de esforços para a divulgação e implementação do Programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, junto aos associados da Afubra e aos produtores integrados que produzem para a indústria do tabaco.

Para secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, a integração das duas entidades ampliará o uso de sistemas de irrigação pelos produtores. Mainardi explicou, ainda, que com o armazenamento da água e investimentos na aquisição de equipamentos, com subvenção do governo do Estado que vai de 12% a 30%, o produtor criará as condições necessárias para ter uma segunda safra anual.

Para o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a irrigação vai permitir que produtores diversifiquem a renda e ingressem na agricultura de precisão. Já o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, afirmou que a parceria “é uma forma de melhorar a receita dos produtores, no tabaco e em outras culturas”.

>> Leia mais notícias sobre a cultura do fumo