O Distrito Federal foi o primeiro a aderir ao programa. Outros 10 Estados também já mostraram interesse. A adesão é voluntária e os Estados precisarão estipular metas. Quando forem cumpridas, o recurso será liberado. O primeiro ciclo do programa prevê o desembolso de até cinco parcelas de R$ 750 mil a cada Estado.
– O recurso vai para estruturar ou reforçar os sistemas estaduais de recursos hídricos. O que é isso? Desde capacitação, rede meteorológica, sofisticar a medição, a qualidade de dados, a questão da qualidade da água, contratar gente. Ajudar os Estados a contratar pessoal especializado para trabalhar no seu sistema. É inaceitável que nós possamos ter Estados hoje com três funcionários destacados para cuidar da gestão dos recursos hídricos no país – reforça a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.